Reunião do Conselho de Cidadãos

Dia 27 de Junho do corrente ano tivemos a reunião semestral do Conselho de Cidadãos Brasileiros em Buenos Aires, do qual faço parte. Vários foram os avisos dados pela Cônsul Geral e Presidente do Conselho, Gládys Ann Garry Facó, que com sua autorização, faço públicos através do blog:
1. Divulgação do blog Diplomacia Pública, novo espaço na Internet para o diálogo com a sociedade civil brasileira sobre temas das relações internacionais.

2. Realização da Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, para a qual é esperada grande afluência de peregrinos oriundos da Argentina, país natal do atual Pontífice. Há recomendações e orientações a seguir aos que pretendem viajar ao Brasil para a Jornada na página eletrônica do Consulado link http://www.conbrasil.org.ar/CONSBRASIL/jornada_mundial_juventud.asp
3. Ampliação da rede de atendimento internacional do Ligue 180, linha mantida pela Secretaria de Políticas para Mulheres para atendimento às vítimas de violência de gênero. Por enquanto a linha internacional está em período de teste na Espanha, em Portugal e na Itália e posteriormente será extendida a todos os demais países com os quais o Brasil possui relações diplomáticas. A atenção será dada em português, por brasileiros, que darão apoio psicológico e orientação necessária as brasileiras vítimas de tal violência fora de seu país.

4. Nova informação contida na página do Consulado, de caráter informativo, referente ao “Aviso aos Torcedores” e as “Orientações em Caso de Falecimento de Brasileiro no Exterior”.

5. Como o Conselho Nacional de Justiça dispôs que nenhum cartório brasileiro poderá furtar-se a registrar casamento homoafetivo, o Consulado também o executará e está no momento aguardando as instruções que serão dadas pela Secretaria do Estado, ainda em fase de preparação.


7. Notícia da remoção do Conselheiro Carlos Penna para Embaixada do Brasil em Lima e retorno da Cônsul à Secretaria de Estado, em Brasília.

Gostaria de salientar que a função do Conselheiro é “pro bono” e tem finalidades de apoio à comunidade de brasileiros que residem na cidade e de auxílio e apoio aos brasileiros visitantes que possam passar por alguma situação de emergência durantes sua estada.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *