UNDERGROUND RESTAURANTS BUENOS AIRES – PARTE 1

Em 2013 iniciei um projeto de visitar todos os restaurantes possíveis dessa então nova tendência, os restaurantes “escondidos” ou “underground restaurants”. Aqui em Baires há muitos e todos excelentes, cada um em seu estilo. Mas o que é realmente um restaurante com essas características? E por que fazem tanto sucesso? Vou tentar resumir. 

bcdbe-20131108_211306

São restôs realmente escondidos. Ou seja, não querem divulgação excessiva. O endereço só é passado depois de feita a reserva. Seguem a linha dos bares speakeasy, ou seja, “nas internas”, sem bagunça. Geralmente são na casa do chef, mas podem ser em hotéis ou um restaurante, sempre seguindo a mesma tendência. Sem cartazes na porta, você chega e toca a campainha. Diz seu nome e, se tiver reserva, alguém abre a porta. Fica com medo não, é assim mesmo que funciona.

IMG00635

Cada um deles recebe uma influência diferente do seu chef . Além disso, na sua maioria, seguem a idéia da one table, mesa única, onde todos se sentam juntos. A idéia é realmente aproveitar o momento do jantar para comer, conversar, conhecer pessoas, tomar um bom vinho e perder tempo. Sem pressa. Todos eles merecem ser apreciados com calma, tranquilidade, degustando cada prato com seu vinho, devagar. Jogando tempo fora.

468a5-20131007_205404

O porque do sucesso para mim é meio lógico, eu mesma suspeitíssima porque amo essa idéia e vou sempre que posso. Além de conhecer ao menos um ao mês para poder mostrar no blog, repito os que já visitei. Mas, voltando, penso que o sucesso advém do fato de que propiciam uma relação custo-benefício excelente. É isso mesmo. O valor que se paga por três horas de paz e apreciação dessa gastronomina tão peculiar, com vinhos de primeira qualidade, é realmente válido. E a possibilidade de conhecer pessoas novas e fazer amigos de todas as partes do mundo, nem se fala. Eu mesma fiz duas amigas excelentes, uma americana e uma chinesa, em jantares assim.

20130920_213457

Abaixo listo minhas visitas de 2013. E já comecei com as de 2014, portanto no final do ano virá outro resumo de cada um deles. Se quiser reservar algum, mande email para buenosairesparabrasileiros@gmail.com.

HERNÁN GIPPONI – No Fierro Hotel em Palermo Hollywood. Menú de nove passos com os respectivos vinhos. Chef nota 10, influência, diria eu, ítalo-espanhola. Porções muito generosas de cada prato, com direito a levar para casa se não conseguir comer tudo. Os “arrozes” do Hernán são inigualáveis. Post aqui.

ILATINA – Três irmãos, Camilo, Santiago e Laura Macías, e uma grande idéia. Comida colombiana, em Villa Crespo. Menu de oito passos e respectivos vinhos, saborosíssimos. Sabores únicos e beeemmm latinos! Post aqui.

CASA COUPAGE – Fantastique! Quer conhecer detalhes da comida francesa em oito passos com vinhos maravilhosos? Sem dúvida é aqui, neste lindo restô em Palermo Hollywood. Ambos donos são sommeliers, isso diz tudo. Post aqui.

OCHO ONCE – Gonzalo Basterrica brinca com os sabores na sua cozinha franco-latina, como ele a chama. Tudo orgânico, inclusive o vinho. Pratos revisitados, tudo feito no local, até o pãozinho. Também em Palermo Hollywood. Menu de cinco passos. Post aqui.

CASA SALTSHAKER – Na Recoleta se esconde o apartamento do Dan Perlman, chef americano, onde ele recebe em sua sala de jantar um seleto grupo de 12 pessoas para degustar suas criações caseiras. Todas as férias ele viaja pela América Latina e traz novas influências. Cinco passos e seus vinhos. Post aqui.

Dica: se tiver tempo, reserve ao menos uma noite em Baires para um destes lugares. Todos valem a pena, garanto.

0 thoughts on “UNDERGROUND RESTAURANTS BUENOS AIRES – PARTE 1

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *