SAN TELMO

San Telmo é um bairro boêmio por excelência. Lugar de bares, cafés, casas de tango, restaurantes, gente na rua até tarde, a Feria de San Telmo, Mercado de Antiguidades, centro histórico, uma infinidade de atividades. Diferente de Palermo e Recoleta, San Telmo tem um outro estilo. Muitos hostels, muita gente que vem estudar, de vários países.

20130919_131230 (Copy)

Uma das coisas que mais chama a atenção em San Telmo é a quantidade de antiquários. É o lugar perfeito para quem gosta de antiguidades, sem dúvida nenhuma. A história do bairro é muito interessante, porque nos idos de 1800 era o bairro da aristocracia bonaerense, que fugindo da epidemia de tifo foi para a região norte da cidade, mais precisamente para a Recoleta. Todas as casas de San Telmo foram abandonadas e transformadas em cortiços, hotéis de baixa categoria, prostíbulos, casas noturnas. Portanto, a arquitetura de San Telmo e Recoleta é muito parecida, com a diferença que o primeiro foi abandonado e o segundo, cuidado.

20130919_131119 (Copy)

Uma descoberta que para mim foi incrível foi o Mercado de San Telmo. Típico mercado público, a construção antiga é também um mercado de pulgas, coisa maravilhosa. Tem até uma casa de chá e café que vale a pena visitar, sentar e perder tempo olhando o entorno. Fica na Calle Defensa, uma das mais famosas do bairro.

2014-06-20 15.04.32 (Copy)

2014-06-20 14.53.51 (Copy)

2014-06-20 14.51.53 (Copy)

Casas de tango, difícil escolher, porque há muitas. Eu pessoalmente gosto muito do El Viejo Almacén, tem post AQUI contando em detalhes como funciona. Restaurantes, vários, todos tradicionais. Um que eu curto muito é o La Brigada, super tradicional, tem uma parrilla muito boa.

San Telmo é bom de se visitar a pé, caminhando e observando os detalhes, descobrindo galerias e lugares interessantes, como El Zanjón de Granados ou a Galeria das fotos abaixo, French Gallery, na frente da Feira, com umas lojas únicas de produtos bem argentinos, desde roupas até decoração e jóias artesanais em prata.

2014-06-20 15.10.40 (Copy)

2014-06-20 15.14.36 (Copy)

Um detalhe interessante: a famosa estátua da Mafalda está aqui, em San Telmo, em Calle Defensa esquina com Chile.

mafalda1

Mais uma vez eu digo: Baires tem muita coisa pra mostrar e San Telmo é uma das várias atrações. Dica: deixe um dai inteiro para visitar o bairro, porque o bom é passar pela Plaza de Mayo, visitar a Casa Rosada e a Catedral, dali seguir caminhando pela Calle Defensa direto, devagar, curtindo cada detalhe. Vai por mim e não se arrependa!

Related posts

2 Thoughts to “SAN TELMO”

  1. É dos bairros mais antigos de Buenos Aires, mas ainda conserva aquele charme tão especial que atrai turistas do mundo todo, especialmente na chamada Plaza Dorrego e seus numerosos cafés. Valeu pelo post, Lia!

    1. Oi Patrício! Obrigada. Fazia tempo queria escrever sobre San Telmo, finalmente deu. E olha que falta falar… rsrsrs

Leave a Comment