E FALANDO EM EM MEDIA LUNA…

MEDIA LUNA

A Argentina é famosa pela alta qualidade dos produtos derivados do leite e trigo. Isso porque, aqui neste país, estas duas matérias primas são excelentes e são exportadas ao mundo todo. Como consequência, as pastas (massas) e a pastelería (doçuras em geral) seguem a linha e o resultado dispensa maiores comentários, como por exemplo estes crepes de pollo do Carletto, restaurante em Puerto Madero que quase ninguém conhece e tem umas pastas de cair o queixo… Ou a pizza do Piola, em Palermo Hollywood, que também é de matar…

MEDIA LUNABom, voltando ao assunto, impossível não se acabar em Buenos Aires, enfiar o pé na jaca, mesmo, morrer comendo e entender que, nessa viagem, você VAI ENGORDAR e ponto. Porque, convenhamos, vir pra cá, ver tudo isso e não provar, é “pracabá”!!

MEDIA LUNA

Então, além dos famosos alfajores, já tão conhecidos dos brasileiros (estes da foto acima são da Pani, que vai render post logo), muffins, etc., queria falar das media lunas. Porque café, aqui em Baires, seja em casa, seja no hotel, seja num café, sem medias lunas, não é café. De manhã, de tarde… E o desayuno argentino exige a presença delas.

MEDIA LUNA

Qual a diferença entre a media luna e o croissant? Perguntando daqui e de lá, descobri que, além da diferença óbvia no sabor, a receita é diferente. Quem me deu a posta (verdade) como dizemos aqui, foram os colegas do grupo Buena Morfa (já vou falar sobre este super grupo por aqui), a Maria Sara, o Alberto Luna e a Clara Schejtman, que, resumidamente, disseram o seguinte: o croissant tem mais manteiga e muito menos açúcar e não é “pintado” com calda, por isso também o fato de que a media luna é menos folhada que o croissant. 

MEDIA LUNA

A media luna pode ser “de manteca” (manteiga) ou “de grasa” (banha). A segunda é mais salgada que a primeira, também é mais fininha e mais sequinha.

MEDIA LUNA

Normal aqui sentar num café qualquer é pedir “café con leche con dos medias lunas”. Normalmente, faço um “combo” de uma e uma, assim não enjoa. E no fim de semana, comprar uma dúzia na “confitería” é obrigação! Então, volto ao início: quando vier pra Baires, não fica pensando em não engordar, não, porque é até pecado…

BONUS TRACK

– Um “café expreso con medias lunas” deliciosos: Birkin, Decata, In Bocca al Lupo, Crisol, Café de las Violetas.

– Croissants: L’Epi Boulangerie, Le Pain Quotidien, Pani, Croque Madame, Boulan.

Related posts

One Thought to “E FALANDO EM EM MEDIA LUNA…”

Leave a Comment